Audi Q8

A nova face da família Q.
O Audi Q8.


O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de luxo de quatro portas com a versatilidade prática de um grande SUV. Luxuosamente equipado, interligado de forma abrangente e suficientemente robusto para um desempenho off-road. Design expressivo, com uma nova grelha Singleframe, e características do Audi quattro original. Interior generoso e elegante, conceito de controlo operacional touch e navegação de alta tecnologia: é um companheiro ideal para a vida profissional e momentos de lazer.

Nova presença para a família Q: o design exterior.


Com a imponente grelha Singleframe em desenho octogonal, o Audi Q8 é a nova face da família Q. A robusta e proeminente grelha do radiador juntamente com o spoiler dianteiro e as grandes entradas de ar contornadas, enfatiza o aspeto de autoconfiança. O tejadilho elegantemente oblíquo termina nos suavemente inclinados pilares D e assenta acima das cavas das rodas cujas jantes podem ter até 22 polegadas. Uma faixa de luz liga as unidades na parte traseira.





Design expressivo.


Com a imponente grelha Singleframe em desenho octogonal, o Audi Q8 é a nova face da família Q. A robusta e proeminente grelha do radiador juntamente com o spoiler dianteiro e as grandes entradas de ar contornadas, enfatiza o aspeto de autoconfiança.





Força e dinâmica.


O tejadilho elegantemente oblíquo termina nos suavemente inclinados pilares D e assenta acima das cavas das rodas cujas jantes podem ter até 22 polegadas. Contornos pronunciados e superfícies atleticamente delimitadas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente às quatro rodas.





Poderoso: a ótica offroad.


Contornos pronunciados e superfícies atleticamente delimitadas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente às quatro rodas. O spoiler, as coberturas das cavas das rodas, as soleiras das portas e o difusor estão numa cor de contraste, para enfatizar ainda mais a aparência offroad.





Experiência de condução desportiva: dinâmica e motor.


O diferencial central mecânico transfere o binário entre o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 (como padrão). Quando necessário, transfere a maioria para o eixo com melhor tração. Além da direção progressiva de série, cuja relação de desmultiplicação se torna cada vez mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta, a Audi também oferece a opção do eixo traseiro auto direcional. No eixo traseiro, um atuador mecânico gira as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do Q8, enquanto a velocidades mais altas viram na mesma direção, visando melhorar a estabilidade. Todos os sistemas de propulsão são particularmente eficientes graças à nova tecnologia mild-hybrid (MHEV).





Experiência de condução desportiva.


Todos os sistemas de propulsão são particularmente eficientes, graças à nova tecnologia mild-hybrid (MHEV). O sistema elétrico primário de 48 V incorpora dois importantes módulos tecnológicos: uma bateria de iões de lítio e um alternador de arranque com correia. Estas soluções permitem ao Q8 circular a velocidades dos 55km/h aos 160 km/h com o motor de combustão desligado, além de se conseguir recuperar até 12 kW em desaceleração para recarregamento da bateria. A tecnologia MHEV permite longas fases de roda livre, e o sistema start-stop desativa o motor de combustão abaixo dos 22 km/h. A oferta do Audi Q8 começa com o potente motor 3.0TDI com potência de 286cv.





Dependendo da preferência do condutor: a suspensão.


O diferencial central mecânico transfere o binário entre o eixo dianteiro e traseiro, na proporção de 40:60 (como padrão). Quando necessário, transfere a maioria para o eixo com melhor tração. Juntando a isto 254 milímetros de distância ao solo, distâncias curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira e hill descent control, o Audi Q8 pode continuar a circular depois de terminado o asfalto. A suspensão com controlo de amortecimento é de série. A Audi oferece a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado como opção, e com as configurações comfort ou sport. Regula a altura até 90 mm, dependendo da situação de condução e da escolha do condutor.

 





Melhor estabilidade.


Além da direção progressiva de série, cuja relação de desmultiplicação se torna cada vez mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta, a Audi também oferece a opção do eixo traseiro auto direcional. No eixo traseiro, um atuador mecânico gira as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do Q8, enquanto a velocidades mais altas viram na mesma direção, visando melhorar a estabilidade.





Clareza é o novo parâmetro premium: o interior.


A simbologia de fácil compreensão representa a precisão digital da Audi e o elevado nível de integração de arquitetura e operacionalidade. O elemento central é o ecrã MMI touch response na parte superior que com o visual negro quase se dilui numa grande superfície preta quando é desligado. Todos os elementos têm uma associação visual lógica uns com os outros, desde a faixa plana de ventiladores até à larga consola no túnel central que comporta a alavanca do seletor de velocidades tiptronic. Opções incluindo bancos de contorno individual com função de massagem e ventilação, ar condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar melhoram ainda mais o elegante ambiente.

 





Precisão digital.


A simbologia de fácil compreensão representa a precisão digital da Audi e o elevado nível de integração de arquitetura e operacionalidade. O elemento central é o ecrã MMI touch response na parte superior que com o visual negro quase se dilui numa grande superfície preta quando é desligado. Todos os elementos têm uma associação visual lógica uns com os outros, desde a faixa plana de ventiladores até à larga consola no túnel central que comporta a alavanca do seletor de velocidades tiptronic. Na escuridão, a luz ambiente opcional traça as linhas de design distinto do interior e proporciona luz para a sigla quattro tridimensional gravada a laser por cima do porta-luvas – mais um exemplo da paixão da Audi pelo pormenor.





Versátil, desportivo, elegante: o conceito dimensional e espacial.


O Audi Q8 exala dinâmica desportiva e prestígio de luxo como nenhum outro SUV da marca dos quatro anéis. Com 4,99 metros de comprimento, 2,00 metros de largura e 1,71 metros de altura, o coupé SUV é mais largo, mais curto e mais baixo que o modelo irmão Q7. Com uma distância entre eixos de quase 3,00 metros, oferece um interior espaçoso, que bate os seus concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo comprimento interior e altura livre. Quando solicitado, há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1755 litros.

 





Rede inteligente.


O Audi Q8 está disponível com o MMI de navegação Plus, que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o padrão LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. Os serviços online do Audi connect adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas. Além de tudo isso, o controlo de voz em linguagem natural transforma o Audi Q8 num parceiro de diálogo inteligente.





Tecnologia MMI response touch.


Com o conceito operacional MMI touch response do novo Audi Q8, quase todas as funções podem ser acedidas através de dois grandes monitores. O ecrã superior de 10,1 polegadas é utilizado para controlar os sistemas de infotainment e de navegação. O condutor usa o ecrã de 8,6 polegadas colocado abaixo para o aquecimento e ar condicionado, funções de conveniência e entrada de texto, com o punho confortavelmente repousado na alavanca da caixa de velocidades. A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função. Além de tudo isso, o controlo de voz em linguagem natural transforma o Audi Q8 num parceiro de diálogo inteligente. Os condutores podem expressar os seus comandos livremente. O controlo de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir os restaurantes mais próximos. Quer seja rotas de navegação, estações de rádio ou o texto dum sms – diga e o veículo faz.

 





MMI de navegação plus com Audi virtual cockpit.


O sistema de navegação reconhece as preferências do condutor com base em viagens anteriores e pode portanto fazer sugestões inteligentes. Os serviços online do Audi connect adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas. Os instrumentos são exibidos no Audi virtual cockpit, totalmente digital. O ecrã de elevada resolução de 12,3 polegadas pode exibir duas visualizações distintas através do volante multifuncional. Todas as funções e serviços são representados usando um excelente grafismo, com uma impressão 3D e efeitos detalhados com uma brilhante definição.





Audi phone box.


Inserir e começar: assim que o seu smartphone estiver na Audi phone box – disponível em opção – e tiver sido ligado ao carro via Bluetooth, é automaticamente detetado e pode ser operado de forma rápida e fácil via MMI, volante multifunções ou voz. A interligação entre o compartimento de armazenamento e a antena do veículo também oferece melhor qualidade de voz e receção. E se o seu smartphone admitir o padrão Qi, pode ser carregado na Audi phone box, sem fios.

 





Audi connect.


O MMI de navegação Plus inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o padrão LTE Advanced e um Wi-Fi hotspot. Os serviços online do Audi connect adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X – reconhecimento de sinais de trânsito e informações de perigo – beneficiem da partilha de informações de outros veículos da frota Audi. A chave Audi connect opcional permite ao condutor fechar/abrir o veículo e ligar o motor usando um smartphone Android compatível.





Sistema de Som Bang & Olufsen Advanced.


O sistema de Som Bang & Olufsen Advanced proporciona um fascinante som 3D, aos cinco lugares. A música passa exatamente como foi gravada na sala de concertos.

 

Luz ambiente.


Na escuridão, a luz ambiente opcional traça as linhas de design distinto do interior e proporciona luz para a sigla quattro tridimensional gravada a laser por cima do porta-luvas – mais um exemplo da paixão da Audi pelo pormenor.

 





Identidade: a luz.


Os faróis em LED, de série, iluminam a estrada, estando também disponíveis com a tecnologia HD Matrix LED como opção. Os proprietários do Q8 podem utilizar a app myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e utilizá-las desde o exterior da viatura.





Totalmente iluminado: a tecnologia de iluminação.


Os faróis em LED, de série, iluminam a estrada, estando também disponíveis com a tecnologia HD Matrix LED como opção. Neste último caso, contradizem a escuridão da noite e proporcionam uma iluminação precisa da estrada, semelhante à luz do dia, quer através dos “médios” quer dos “máximos”. Graças às tecnologias inovadoras, os veículos que se aproximam e os que precedem não são encandeados, e os sinais de trânsito são iluminados de forma ténue, enquanto as áreas importantes permanecem totalmente visíveis.

 





Mais segurança: sistemas de assistência.


Quer seja a estacionar, na cidade ou em viagens longas, o Audi Q8 auxilia o seu condutor em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o aviso de proximidade ao passeio e as câmaras de 360 graus. Por trás de todas estas soluções está o controlador central de assistência ao condutor, que calcula um modelo diferenciado do ambiente e o usa para gerir os sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo das opções selecionadas – por até cinco sensores de radar, seis câmaras, doze sensores ultrassom e o scanner a laser. Um dos destaques é o garage pilot remoto, disponível no início de 2019. Sob a supervisão do condutor, orienta o SUV para dentro de uma garagem e sai de lá de forma autónoma.





Tradição cruza-se com inovação.


Um olhar final para a secção traseira do novo Audi Q8 aprova a primeira impressão: o SUV coupé consegue uma presença discreta, através de linhas subtis e contornos claros, que ao mesmo tempo simbolizam elevada qualidade e dinamismo. Design expressivo com as características do Audi quattro original. O novo Audi Q8.