Novo Q3

Mais desportivo, mais tecnológico, mais polivalente.
O novo Audi Q3.


O novo Audi Q3 é um SUV familiar com grandes aptidões. Na sua segunda geração, parece não apenas inspirar visualmente mais segurança, mas oferece também um número ainda mais significativo de vantagens graças ao espaço abundante, a uma mais abrangente habitabilidade e a muitos detalhes práticos. A grelha Singleframe octagonal e as grandes entradas de ar laterais caracterizam o aspeto musculado da parte dianteira. Grande e adaptável: dependendo da posição dos bancos traseiros e dos encostos, a capacidade da bagageira varia entre 530 e 675 litros. Com os bancos rebatidos, a volumetria ascende para 1.525 litros. Além disso, o novo Audi Q3 apresenta um painel digital e um sistema MMI touch response de grande dimensão. Numerosas soluções de infotainment herdadas de um segmento superior de mercado conectam o SUV compacto com o seu ambiente. Novos sistemas de assistência auxiliam o condutor ao estacionar, na cidade e em viagens de longa duração. Ao mesmo tempo, também aumentam o conforto, graças a uma suspensão mais desenvolvida.

Presença musculada e atlética.


O novo Audi Q3 é muito mais desportivo do que seu antecessor. A grelha Singleframe com design octagonal e as grandes entradas de ar laterais caracterizam a sua imagem mais impactante, com formas musculadas que chamam imediatamente à atenção e lhe conferem uma grande postura. Oito barras verticais dividem a grelha do radiador com a sua estrutura impressionante e refletem o caráter deste SUV. Os faróis são estreitos e deslizam para a parte interior em forma de cunha. A Audi oferece três versões, todas com tecnologia LED. Um destaque na visualização lateral é a iluminação simétrica dos faróis dianteiros e luzes traseiras. A linha de cintura liga-os, o que não apenas o torna imediatamente reconhecível como é um traço que assinala a modernidade do novo Audi Q3 proporcionando também uma impressão geral atlética às zonas musculadas sobre os guarda lamas. Os contornos inspiram-se no ADN do Audi quattro e fazem com que o SUV tenha uma aparência ainda mais ampla; as guarnições dos guarda lamas que contrastam com a cor da carroçaria enfatizam a aparência offroad. Destaque ainda para o grande spoiler no prolongamento do tejadilho, enquanto na traseira é o perfil da iluminação 3D e a grande demarcação da secção inferior, onde o para-choques integra as saídas de escape.





Grande e adaptado a todas as situações: o conceito de espaço.


O novo Audi Q3 assenta na plataforma transversal modular MQB do Grupo Volkswagen e cresceu em praticamente todas as dimensões, estando posicionado no segmento superior dos SUV compactos. O comprimento total passou para 4.485 mm, ou seja, mais 97 mm em relação ao seu antecessor. Em termos de largura, também cresceu 25 mm (agora de 1.856 mm), mas a altura foi reduzida em 5mm (agora de 1.585 mm). A sua distância entre eixos, cresceu 77 mm, para 2.680 mm sendo o Q3 agora muito mais espaçoso, nomeadamente ao nível da zona das pernas dos passageiros atrás, na altura ao nível do tejadilho e também ao nível dos cotovelos.





Design prático.


O piso de carga pode ser ajustado em três níveis; o perfil mais baixo de carga de 748 mm facilita a arrumação de bagagens pesadas. Se a chapeleira não for necessária pode ser guardada sob o piso de carga. Para maior conforto em viagens longas, a Audi oferece o pacote de armazenamento e de arrumação, como opção. Além de redes nas costas dos bancos dianteiros e um compartimento de arrumação sob o banco do passageiro dianteiro, inclui uma rede de compartimento de bagagens, bem como lanternas em LED na porta da bagageira para fornecer iluminação, independentemente do que o veículo transporta. O portão traseiro elétrico permite um acesso sem esforço ao compartimento de bagagem.





Abrangência variável.


Os bancos traseiros podem ser movidos para frente e para trás através de uma calha com regulação longitudinal em 150 mm e de sete posições para a inclinação das costas com um rebatimento 40:20:40, contando a mala com uma capacidade que varia entre 530-1525 litros. Os passageiros traseiros também têm a opção de um apoio de braço central que possui dois porta-copos de série. Dependendo da posição dos bancos traseiros e dos encostos, a capacidade da bagageira totaliza 530 ou 675 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a volumetria ascende para 1.525 litros.





Conetividade da última geração.


O conceito de exibição e de operacionalidade da família SUV foi completamente reformulado: a Audi eliminou os instrumentos analógicos, dando lugar à digitalização. Mesmo com o rádio MMI de série, há um painel de instrumentos digital com um ecrã de 10,25 polegadas, que o condutor opera usando o volante multifunções. Com o MMI radio plus, os clientes podem atualizar o painel de instrumentos para o Audi virtual cockpit em opção com funções adicionais. Incorpora, por exemplo, as funções MMI e, além da velocidade e da rotação do motor, também exibe informações sobre faixas de música e serviços Audi connect.





Audi connect.


O portfólio Audi connect - incluído de série com o sistema de entretenimento de topo de gama - complementa a navegação de uma forma ideal. Esses serviços incluem informações de tráfego online, a pesquisa de pontos de interesse, bem como informações sobre lugares desocupados de estacionamento e postos de abastecimento de combustível, que são visualizados diretamente no mapa de navegação. Os carros deste grupo também se avisam uns aos outros de zonas perigosas, como nevoeiro, neve ou gelo e mencionam os limites de velocidade atuais. O Audi connect também inclui streaming de media, notícias online, acesso ao Twitter e à caixa de entrada do e-mail. Um Wi-Fi hotspot para os dispositivos móveis dos passageiros também é instalado a bordo. Nestes sistemas de infoentretenimento, destaque para a possibilidade de optar pelo Audi connect Navigation & Infotainment Plus, com imagens obtidas do Google Earth e mapas 3D das principais cidades europeias, e ainda, poder recorrer à Cloud para ir aumentando o potencial de interatividade dos comandos vocais. O rádio híbrido também está incluído na especificação.





Sistema de som premium Bang & Olufsen.


O Sistema de Som Premium Bang & Olufsen com som 3D garante uma experiência distinta, através de um algoritmo desenvolvido especificamente para o novo Audi Q3 com o apoio do Instituto Fraunhofer, onde um dos segredos reside nos quatro ‘loudspeakers’ adicionais colocados no painel de instrumentos e os dois colocados no pilar D. E se quiser uma experiência 3D verdadeiramente audível, nada como elevar até aos 680 watts o total das 15 saídas de som do SUV.





Agilidade na estrada e no offroad: motores e suspensão.


Manobrável na cidade, ágil em autoestrada e equilibrado e estável em estrada com zonas sinuosas: a suspensão do Audi Q3 oferece uma amplitude de soluções para qualquer situação. O caráter desportivo da geração anterior foi mantido, mas aprimorado com uma clara dose de conforto adicional. O novo SUV ultrapassa estradas de muito mau piso com facilidade - graças também à maior distância entre eixos. Como uma opção, o condutor pode variar as características do Audi Q3 dependendo da situação de condução, condições da estrada ou de uma definição personalizada através do sistema dinâmico Audi drive select. A configuração oferece seis perfis - desde muito confortáveis até altamente eficientes passando por desportivos. As jantes podem ir das 17 até às 20 polegadas, estas últimas provenientes da Audi Sport GmbH, envolvidas por generosos pneus 255/40.





Dinâmica de condução: a suspensão.


A suspensão. O Audi Drive Select oferece seis modos — desde muito confortáveis até altamente eficientes passando por desportivos. O sistema influencia a resposta do acelerador, as características de direção e a mudança de relação do sistema S tronic, bem como a suspensão opcional com controlo do amortecimento. Pode também receber uma suspensão desportiva — de série com o pacote exterior S Line —, em combinação com a direção progressiva — o rácio da direção passa a ser variável e mais direto. Com o aumento do ângulo de direção, também aumenta substancialmente o manuseamento leve do novo Audi Q3.





Conveniência e segurança.


O Audi Q3 também está no topo da sua categoria quando se trata de sistemas de assistência. O destaque é adaptive cruise assist, que está disponível opcionalmente em combinação com a transmissão S tronic. Incorpora as funções assistente de velocidade adaptativo, assistente para engarrafamentos e active lane assist. Desta forma, auxilia o condutor com controlo longitudinal e lateral - aumentando substancialmente o conforto, em particular, em longas viagens.





Sistemas de assistência.


O Audi Q3 oferece de série o sistema pre sense front. É capaz de detetar peões, ciclistas e outros veículos em situações críticas, através de radar, avisando o condutor com alertas visuais, audíveis e hápticos, podendo iniciar até travagem de emergência. A especificação de série também inclui o aviso de mudança da faixa. O Audi Q3 facilita as manobras graças a funções como o park assist. Com este sistema o Q3 pode entrar e sair de um lugar de forma (quase) automática — o condutor tem de acelerar, travar e engrenar a velocidade certa. Se o condutor quiser fazer marcha-atrás num lugar de estacionamento paralelo, o cross traffic assist é activado. O sistema vem equipado com dois sensores de radar e alerta o condutor em situações críticas.





Tecnologia de iluminação.


Os faróis são finos e prolongam-se para a zona de dentro em forma de cunha. A Audi oferece três versões, todas com tecnologia LED. A versão topo de gama são os faróis Matrix LED, cujos “máximos” adaptativos iluminam de forma inteligente a estrada. Um destaque no grafismo lateral é a iluminação simétrica dos faróis dianteiros e das luzes traseiras.





Ainda mais desportivoa “Special Edition”.


Para o lançamento no mercado, a Audi oferecerá aos seus clientes uma versão denominada “Special Edition”, que combina vários extras. O pacote exterior S line, que também inclui destaque de cor para muitos detalhes, contribui para uma aparência decididamente desportiva. A suspensão desportiva, as jantes de 20 polegadas e os faróis Matrix LED também estão incluídos na especificação do equipamento. Detalhes exclusivos no modelo “Special Edition” incluem acabamentos a preto dos anéis da Audi na grelha Singleframe e a designação do modelo na traseira em preto. Laranja Pulse e Cinzento Chronos são as pinturas disponiveis. Os destaques no interior incluem bancos desportivos com costuras de contraste específicas, o volante de couro com fundo plano, o pacote de iluminação interior / ambiente e acabamentos com a aparência em alumínio. Os elementos do painel de instrumentos e os apoios de braços das portas apresentam acabamentos em Alcantara. Para mais informações sobre a disponibilidade desta edição especial por favor contacte o seu Concessionário Audi.